Viajar utilizando realidade virtual, carros voadores, cidades inteligentes e auto-suficientes, robôs com expressões e interações humanas, missões em Marte, córtex humano conectado em cloud, longevidade acima dos 100 anos; Somos bombardeados diariamente com especulações sobre o futuro. Dentro dessa celeuma de informações, onde é possível encontrar embasamento técnico e circunstancial? O que já é uma realidade e quais hipóteses que, na prática, podem não passar de devaneios fantasiosos?

O futuro sempre intrigou o ser humano, como disse Nietzsche “É o futuro que dita a regra do nosso hoje”. O cinema é um reflexo declarado dessa curiosidade, o sucesso dos filmes de ficção cientifica é a maior prova disso. Desde o clássico Metrópolis de 1927, passando por 2001 – Um Odisseia no Espaço(1968), Star Wars(1977), Blade Runner(1982),  Matrix(1999), A.I. Inteligência Artificial(2001)  e mais recentemente Guardiões das Galáxias(2014), a sétima arte utiliza de sua liberdade poética para alimentar nosso imaginário. Blade Runner, sucesso do diretor Ridley Scott, é ambientado em 2019, numa Los Angeles futurista com carros voadores e clones humanos realizando trabalhos menos qualificados, bem diferente do que estaremos presenciando no próximo ano.

Esse anseio humano poderia estar extrapolando a ficção e criando um mundo de expectativas improváveis?

Um dos assuntos em alta é a singularidade tecnológica, uma hipótese que relaciona o crescimento tecnológico desenfreado da super inteligência artificial à mudanças irreversíveis na civilização humana, quando as tecnologias serão mais inteligentes do que os seres humanos definitivamente, algo que algumas publicações estão prevendo para acontecer entre 2038 e 2045. Baseada nessa teoria a Singularity University, universidade da Califórnia localizada em Silicon Valley, desenvolveu uma contagem regressiva para implementação de soluções tecnológicas que utilizam inteligência artificial, incluindo prazos para que elas estejam 100% implementadas até 2038. A proposta da Singularity University é reunir as mentes mais brilhantes do mundo em busca da capacitação para criar um futuro abundante por meio da aplicação de tecnologias disruptivas, incluindo inteligência artificial, tecnologias exponenciais, grandes desafios globais, empreendedorismo e inovação organizacional.

Convidamos Rogério Biondi, responsável pela célula de pesquisa e inovação da Discover Lab, para avaliar os tópicos e prazos apontados pela SU considerando questões técnicas, práticas e conceituais. Listamos abaixo algumas dessas previsões de entrega das novas tecnologias e as considerações que Biondi fez a cada uma delas.

Veja por ordem cronológica:

2020

  • Emoções serão incorporadas em interfaces de conversação através de inteligência artificial. Será possível, por exemplo, gritar de raiva no Alexa(assistente virtual inteligente desenvolvida pela Amazon). O sistema terá interpretação do sentimento contido na mensagem e poderá responder com algo como: “Por favor, não grite comigo, isso magoa meus sentimentos”.
  • Os diagnósticos médicos baseados em Inteligência Artificial e recomendações de terapia são usados na maioria dos hospitais dos EUA.
  • As operações com carros voadores iniciam em algumas cidades do mundo.

Biondi: O carro voador pode não “decolar” pelo seguinte: o custo para manter o tráfego aéreo é infinitamente maior e muito mais arriscado do que em solo. O custo tecnológico e energético para manter um carro no ar é muito alto também. Note o custo de operação e manutenção das companias aéreas. Se elas que são poucas conseguem manter os padrões de segurança com dificuldade, imagine os motoristas e seus carros voadores com a revisão atrasada. Se já é difícil manter a segurança em dois eixos (X-Y), imagine com a adição de uma terceira dimensão (Z). O helicóptero, um veículo pequeno que decola verticalmente, é bom exemplo que ilustra a dificuldade de implementar tal idéia. Uma boa inteligência artificial pode atenuar tais problemas, mas é um desafio ainda maior do que a do carro autônomo. Para mais informações sobre como a teoria da estabilidade é aplicada, veja o seguinte artigo: http://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/126006/

Por que um carro deveria voar? Sempre me faço essa pergunta. A redução do trânsito é a primeira coisa que as pessoas imaginam. Mas existem soluções mais baratas para resolver esse problema, como o metrô e outras opções de transporte coletivo de qualidade.

2022

  • As impressoras 3D podem imprimir roupas e até módulos para montar uma casa.
  • As pessoas podem viajar legalmente em carros autônomos em todo os EUA.
  • A maioria dos brinquedos para crianças serão “inteligentes”, com aprendizado automático.

Biondi: É um exagero dizer “a maioria”, mas poderão surgir certos brinquedos que emulam comportamentos humanos, como uma boneca que reage, movimenta-se e aprende igual a um bebê de verdade. Apesar de ser tecnicamente possível construir brinquedos assim, imagine um boneco igual ao Chuck andando pela sua casa sozinho, de madrugada e o susto que ele pode causar aos seus filhos. 😀

  • Os robôs são comuns na maioria das casas de renda média do EUA, sendo capazes de ler e lidar de forma confiável com os gestos de rosto, boca e mãos.
  • Os robôs compreendem o contexto da fala bem o suficiente para interagir com os seres humanos.

Biondi: Por que as pessoas pagariam para ter um robô dentro de casa? A idéia do “robô empregada” dos Jetsons, é pouco provável da forma que imaginamos. Os robôs atualmente trabalham nas fábricas, em atividades repetitivas e de precisão. São usados para desarmar bombas, atividades insalubres, perigosas, na exploração espacial… Nada diferente do que eles já fazem hoje. Robôs de companhia como cachorros ou gatos biônicos, cães guia para cegos… Difícil de substituirem animais de verdade, mas podem ser úteis em algumas situações.

2024

  • Primeiras missões humanas pousarão na superfície de Marte.

Biondi: Sem a guerra fria, investimento militar massivo ou interesse comercial, será difícil as missões à Marte acontecerem tão cedo. Marte tem grandes quantidades de minério (https://en.wikipedia.org/wiki/Ore_resources_on_Mars), mas é um custo muito alto para minerar, muito maior do que aqui na Terra. Marte poderia ser terraplanado para colonização… Quando a situação aqui na Terra estiver crítica e a vida praticamente impossível – ou uma ameaça anunciada, como um meteoro ou cometa se chocando com a terra. A Space-X acabou de lançar um Tesla Roadster no espaço… E para onde o carro vai nem a empresa que o lançou sabe ao certo. http://observador.pt/2018/02/14/afinal-onde-vai-parar-o-tesla-que-elon-musk-enviou-para-o-espaco/

O sistema mais perto da terra é Alpha Centauri. É preciso viajar 4 anos na velocidade da luz para chegar até lá. Se considerar a inércia, é possível chegar em altas velocidades acelerando continuamente. Mas a  resistência do corpo humano em relação a tais condições, exposição a raios cósmicos é uma incógnita. O homem tem dificuldade de sobreviver fora da terra porque toda a sua anatomia é adaptada para viver aqui.

• Teremos cerca de 10.000.000 voos diárias com drones.
• Os drones serão dominarão os serviços de delivery, entregando todo tipo de encomendas em casas, apartamentos e prédios comerciais.

Biondi: Nós sabemos que entregas não supervisionadas são um desafio. Mas em alguns lugares civilizados, onde não roubem os drones ou cargas, talvez isso possa acontecer. É algo possível tecnicamente, mas que tem vários problemas legais e humanos envolvidos.

  • Surgirão novos sistemas de energia solar e de energia eólica mais baratos do que os sistemas baseados em carvões ou gás, em 90% do mundo.
  • China e Índia anunciam que fecharão centenas de usinas de carvão já construídas.
  • As emissões de carbono atingiram um nível mundial de forma evidente e alarmante.

Biondi: A Índia e a China não estão de acordo com a eliminação das fontes de energia poluentes, enquanto os países desenvolvidos estão mais inclinados a substituir os seus sistemas, como a Alemanha, os países do Norte da Europa etc.

  • Os veículos elétricos serão metade das vendas de veículos novos.

Biondi: Para manter uma frota grande de veículos, uma forma viável de gerar tanta energia elétrica é com mais usinas nucleares ou hidrelétricas que também causam muitos danos ambientais. A energia elétrica não é tão limpa quanto se pensa. As fontes de energia renováveis/limpas ajudam a atenuar o problema mas ainda não são suficientes para atender 100% da demanda energética.

  • Conhecimento em Inteligência Artificial será considerado um requisito básico para a maioria dos empregos profissionais.

Biondi: A verdade é que as pessoas estão cada vez menos interessadas em aprofundar seu conhecimento e ficam no campo superficial. São incapazes de conhecer e cultivar sua própria inteligência natural, menos ainda a artificial que é uma área que envolve diversos conhecimentos como matemática, estatística, lógica, redes neurais etc. Se nada for feito, no futuro as pessoas ficarão ainda piores: deixarão tudo no piloto automático e muitos acidentes ocorrerão por falta de supervisão e desconhecimento de como esses algoritmos funcionam.

2026

  • Fim do carro pilotado, carro autônomo dominará as ruas e estradas.
  • 100.000 pessoas viajarão todos os dias por decolagem e aterragem vertical(VTOL) entre L.A., Tóquio, São Paulo e Londres.

Biondi: Se o Concorde, avião supersônico que levava de NY até São Paulo em 4 horas, não deu certo por questões de custos de operação, acho pouco provável que a operação de um foguete seja mais vantajosa financeiramente. Eu chuto que o VTOL demore 4 horas só para sair da plataforma de lançamento.

  • A agricultura vertical se tornará viável para a produção de alimentos em grandes megacidades.
  • Realidade virtual será algo onipresente. Pais terão a preocupação com seus filhos constantemente em “outro universo”.
  • O número de viagens tradicionais começa a diminuir à medida que a realidade virtual fica boa o suficiente para experimentar muitas das sensações de um lugar, sem o incômodo da viagem.

2028

  • Energia solar e eólica representará 100% da geração de eletricidade nova.
  • A demanda mundial de petróleo atingirá seu pico e começará o decline.
  • Os robôs terão relações reais com pessoas, apoiando o cuidado no envelhecimento, higiene pessoal e na preparação de alimentos.
  • Os robôs sexuais serão populares.

2030

  • Inteligência Artificial passará no teste de Turing, o que significa exibir comportamento inteligente equivalente a um ser humano, em todas as áreas.
  • A humanidade chegará a “Longevity Escape Velocity” para os mais ricos. Os avanços tecnológicos aumentarão a expectativa de vida por mais tempo do que o tempo em curso.

Biondi: Talvez consigam aumentar o tempo de vida em 20% e com uma qualidade melhor, mas dependerá de alguma descoberta ou revolução na área da engenharia genética.

  • As agências de inteligência confirmarão que as mensagens de internet armazenadas e seguras enviadas entre 1990-2029 foram posteriormente descriptografadas por processadores Quantum, expondo um cache de comunicações privadas sem precedentes na história.

Biondi: A criptografia RSA de 128 bits usada atualmente não é impossível de quebrar, mas depende de um grande farm de máquinas e um custo proibitivo. Não precisaremos de um computador quântico: qualquer celular fará isso tranquilamente.

  • As emissões de carbono estão caindo cada vez mais rápido do que no ano anterior. É assinado um plano global para zerar as emissões de carbono até 2050.
  • Falência de várias megaempresas petrolíferas.
  • A deficiência energética cairá pela metade em relação a 2017. O acesso à energia estará ao alcance de todos.
  • Em vez de nos tornarmos donos de computador, um conjunto diversificado de sistemas de Inteligência Artificial estarão fornecendo resolução de problemas e soluções criativas em praticamente todas as áreas do empreendimento humano.

2032

  • Nano robôs médicos testados em seres humanos serão capazes de estender o sistema imunológico.
  • A maioria dos profissionais humanos terão algumas modificações no córtex cerebral para inclusão de processadores e comunicação na web em tempo real.
  • Robôs avatar serão populares, permitindo a todos a capacidade de “teletransportar” sua consciência para locais remotos em todo o mundo.
  • Os robôs serão comuns em todos os locais de trabalho, eliminando o trabalho manual e interações repetitivas (por exemplo, recepcionistas, guias turísticos, motoristas, pilotos, trabalhadores da construção civil).

2034

  • Empresas como a Kernel farão conexões significativas e confiáveis entre o córtex humano e sistemas em cloud.
  • A Inteligência Artificial agora habilita novas classes de resolução de problemas da ciência que exigem aumento absoluto de conhecimento.
  • Grandes desafios globais(por exemplo, câncer e pobreza) serão resolvidos.

Biondi: O câncer dependerá de alguma descoberta ou revolução na engenharia genética. É uma doença bem complexa… Quem sabe? Para sair da pobreza é preciso gerar renda, principalmente mantê-la e acumulá-la. Muitas pessoas, mesmo com alta renda, optam por não investir ou poupar o que ganham. Nem sempre fazem por desconhecimento, mas por opção. Considero essa uma questão mais educacional ou comportamental. É o mesmo que dizer que o preconceito ou a inveja serão resolvidos.

  • Os robôs serão os criados, mordomos, enfermeiras e babás, tornando-se companheiros dos humanos em tempo integral. Serão a independência dos idosos em casa.

2036

  • Os tratamentos de longevidade serão rotineiramente disponíveis e cobertos por apólices de seguros de vida, estendendo a vida útil média em 40 anos. Por exemplo, no Brasil onde hoje o tempo de vida útil é em média 73 anos, estenderá para 113 anos.
  • As cidades inteligentes serão produzidas em escala global. Altamente eficientes na utilização de energia solar, na produção e distribuição de alimentos e no fornecimento de transporte público eficiente e seguro.

2038

  • A vida cotidiana, como conhecemos hoje, será irreconhecível. A hiper realidade virtual e a inteligência artificial atingirá níveis de excelência e domínio em todas as partes do mundo e em todos os aspectos da vida humana.

Biondi: Em 2038 estarei com 63 anos. Vou guardar esse artigo porque quero conferir se tudo isso vai acontecer. Muitas coisas aposto que sim, mas não do jeito que nós imaginamos hoje. Outras nunca acontecerão porque são pouco práticas ou aplicáveis em nossa vida.

A Discover Lab, núcleo de inovação da Discover, possui soluções tecnológicas disruptivas e aplicáveis em diferentes necessidades e modelos de negócios. Conheça algumas dessa soluções clicando aqui.

Ou preencha seu e-mail abaixo que entraremos em contato.