O Discover Lab, núcleo de inovação da Discover Technology, realizou testes para uma operadora de aeroportos brasileira utilizando tecnologia que realiza o tracking de objetos.  O objetivo dos testes foi quantificar o número de pessoas que circulam nas dependências do aeroporto, já que existem regras de controle da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) que determinam o apontamento periódico desse fluxo de pessoas.  

Atualmente, essa atividade é realizada manualmente através de pessoas que assistem trechos das filmagens do circuito interno de vigilância e realizam a contagem. A tecnologia de tracking automatiza esse processo, rastreando determinados assuntos dentro de uma sequência de imagens.   No vídeo abaixo é possível ver imagens sendo captadas por câmeras de circuito interno:  

 

 

E na sequência, as mesmas imagens sendo processadas pelo sistema de rastreamento:  

 

 

O case do aeroporto e um bom exemplo de uso da contagem de pessoas em áreas públicas ou rastreamento entre várias câmeras diferentes. Pode ser aplicada ainda para processamento de zonas de calor em estabelecimentos comerciais para identificar quais os lugares mais frequentados, quais os corredores com maior fluxo de clientes, quais as gôndolas mais visitadas e assim entender melhor a circulação de pessoas.  

O processamento de imagens pode ser realizado tanto em real-time quanto por uma plataforma de Big Data para altos volumes de dados. O  Software Guardian CV é uma solução criada no Discover Lab para resolver esse e outros tipos de problemas de processamento de imagens. Pode ser embarcado em um appliance (hardware dedicado), em servidores on-premise ou em nuvem. Pode ainda trabalhar conjuntamente com as principais plataformas de Big Data disponíveis no mercado (Hadoop e Spark)  

 

Para conhecer mais sobre as soluções de processamento de imagem desenvolvidas no Discover Lab, deixe seu e-mail que um especialista vai em contato.