O clima de negócios de hoje está se movendo em direção à terceirização de serviços essenciais que não são inerentemente nativos das ofertas de uma empresa e que encontram soluções específicas. Segue CINCO dicas que devem ser consideradas quando pensamos em Managed services.
1.Promover uma comunicação clara e consistente.
Este é o primeiro passo para um relacionamento de sucesso, profissional ou pessoal. A excelente comunicação com seus parceiros mantém todos focados nas metas e intenções do relacionamento em mãos.
Sem este componente chave no lugar e mantido, o potencial para sair da pista é ótimo! Documentação independente de qualquer indivíduo é uma das melhores maneiras de manter a consistência durante mudanças de pessoal e períodos extremamente ocupados. Um ponto de referência é a melhor maneira de manter todas as partes responsáveis e focadas.
Finalmente, estabeleça pontos de contato que são investidos no resultado de longo prazo do relacionamento. As pessoas mudam de posição dentro de uma empresa, passam para outras oportunidades e até terminam. Mas as relações ainda estão lá. Se ninguém for designado para assumir as responsabilidades da comunicação, os fornecedores geralmente não têm canais de engajamento, e tudo o que foi investido pode cair rapidamente para o lado.
2.Defina o objetivo do relacionamento.
Alguns relacionamentos são para projetos, enquanto outros podem ser soluções contínuas. Estabelecer uma declaração de missão para o relacionamento que permitirá a consistência durante as transições. O objetivo não pode ser o único ponto de progresso. Precisa haver pontos menores de realização. Estes mantêm o projeto no ponto e impedem o progresso ou confusão equivocada. Ao construir uma casa, o objetivo não pode ser a casa completa sozinha. Certificar-se de que a fundação está no lugar e sólida antes de passar para o quadro pode ser a diferença entre uma casa concluída, construída ou não.
Os marcos garantem que o projeto geral permaneça no ponto e nunca se desvie demais antes de passar de um ponto sem retorno. Também permite recompensas e penalidades quando se trata de prestação de contas. Permanecer no cronograma e dentro das restrições do projeto é tão importante quanto o próprio projeto. Nenhuma fundação, nenhuma casa. Se você tem uma base fraca, a casa entra em colapso sob estresse. Uma base sólida durará o teste do tempo!
3.Fique consistente.
Quer sejam agendas de reuniões, políticas de engajamento ou pagamentos, você deve sempre manter seus engajamentos consistentes e verdadeiros. Quando você conecta um provedor de serviços a um cliente e as coisas estão funcionando, todo mundo fica feliz de estar envolvido. No entanto, quando você começa a perder reuniões perdidas ou se descomprime nas comunicações, como e-mails e telefonemas, o relacionamento começa a criar um enorme ponto de interrogação, e seu parceiro de soluções pode começar a se perguntar se esse relacionamento está correto. Este é um cenário em que você não quer que seu parceiro. Muitas vezes, o seu parceiro está indo além para fazer o relacionamento funcionar. Se eles estão sentindo uma mudança que não está sendo devidamente comunicada, as coisas extras que eles trazem para a mesa podem desaparecer e os recursos podem ser puxados.
Você sempre quer os fornecedores do seu lado e procura o seu melhor interesse. Muitas vezes, eles verão os problemas surgindo e entenderão suas consequências antes de você. Eles podem ajudá-lo ou permitir que o mal o encontre se sentirem que você não está mais interessado em manter o relacionamento – não importa qual seja o acordo escrito!
4.Não estrague o relacionamento sobre negociações de preço.
Muitas vezes, o parceiro terceirizado oferece serviços e soluções para os quais não pode faturar individualmente ou simplesmente avalia as ofertas a uma taxa que beneficie ambas as partes. As taxas do setor para soluções às vezes são consistentes, mas o valor especificado que o parceiro propõe as separa da concorrência. Nós todos sabemos o que a concorrência está cobrando.
Uma vez que você tenha decidido sobre a solução proposta e sua relevância, não comece a bater o seu parceiro nos números. Isso pode te morder no final quando se trata dos extras que um parceiro está disposto a fazer por você sem faturamento. Quando você começa a reduzir o custo e comparar o preço de um fornecedor para outro, o relacionamento diminui em um jogo de números. Quando isso acontece, todos começam a proteger seus interesses, em vez de se concentrarem nas soluções.
5.Confie, mas verifique.
Para certificar-se de que você está recebendo o que você está contratando seus parceiros para oferecer, você precisa ter um nível de confiança. Mas isso não significa que você deva assumir que tudo é como deveria ser. Verifique os resultados de projetos e responsabilidades. Isso estabelece um senso de responsabilidade e paz de espírito em ambos os lados. Fornecedores também são pessoas. As pessoas gostam de saber se estão fazendo um bom trabalho ou se as coisas precisam ser mudadas antes de quebrarem.
Se você souber que os provedores estão concluindo tarefas como predefinidos, você pode ter paz de espírito de que esse relacionamento está funcionando. A maioria dos fornecedores quer fazer o certo por você, mas nem tudo é feito direito. A verificação do desempenho do trabalho mantém todos no ponto e focados em objetivos de longo prazo.
Essas cinco áreas de engajamento aumentarão suas chances de sucesso na aquisição de soluções que sua empresa precisa. Não aderir a estes acabará criando estresse e, por vezes, falhas críticas. Pode ser caro também!
Nosso especialistas podem ajudar nessa jornada.