Confira como foi o evento promovido pela Discover e Insider Navigation
Na última quarta-feira (03/06) a Discover e a Insider Navigation se juntaram em um webinar para falar sobre os usos da realidade aumentada em soluções para indústrias e empresas. Guiado por Sergio Dazio, CEO da Discover, Clemens Kirner, CEO da INS, e Lena Miglbauer, Head de Business Development e Marketing da INS, o evento focou em introduzir a solução de manutenção preventiva da INS ao mercado brasileiro, mostrando suas possíveis aplicações e exemplificações de sucesso em outros países.
Dazio introduziu o tema explicando que realidade aumentada é “introduzir conteúdo digital ao ambiente real, fazendo com que a nossa experiência com o ambiente fique mais rica.” Por mais que essa tecnologia seja muito relacionada à indústria de games e de filmes, é importante saber que ela também tem aplicações na saúde e na manufatura.
Miglbauer explicou que a navegação indoor, proporcionada pela tecnologia AR, não precisa de dispositivos ou sensores específicos para funcionar. Entendendo, por um sistema baseado na localização, onde estão os usuários da solução e os objetos (maquinário, painéis de controle, extintores etc.), a ferramenta é capaz de guiar os técnicos.
A representante da INS seguiu apresentando a ferramenta, mostrando como a manutenção feita com a tecnologia da Insider Navigation substitui a manutenção manual. Com o processo feito na base da papelada, muitos problemas aparecem, como o monitoramento ineficiente, o mal gerenciamento de dados, a dependência de profissionais mais treinados e a falta de produtividade. Com a implementação da solução, esses problemas são solucionados, levando ainda um adicional importante: “São reduzidos custo e tempo”.
Kirner, então, fez uma demonstração da solução. Em um tablet, ele mostrou como a ferramenta se relaciona com o ambiente, como é feita a interação com os objetos da manutenção, como os dados são armazenados e, em outro dispositivo, compartilhados e gerenciados.
O uso da ferramenta foi complementado pelos resultados da sua implementação. Em uma empresa OEM no México, a frequência de paralisações por falta de manutenção caiu 10%, o que resultou em US$100.000 a mais de produção semanal.
“A solução tem um grande potencial, não importa se a sua empresa está em situação crítica ou com os trabalhos remotos,” finalizou Miglbauer. “Com essa solução, você garante a continuidade do seu negócio rápida e eficazmente, ainda com a mais recente das tecnologias.”
Assista ao webinar completo.
Q&A
1. Quais passos precisam ser dados antes da implementação da solução? O que a empresa/indústria precisa ter?
Para a solução de manutenção, só precisamos saber da rotina de inspeções e de uma planta do local com a escala correta. É muito fácil e rápido para começar o uso.
2. Os colaboradores precisarão de algum curso para aprender a mexer e trabalhar com tal tecnologia? Se sim, a INS oferece tal curso?
Nossa solução é muito intuitiva e autoexplicativa, isso é uma das suas melhores vantagens. Mas nosso parceiro (Discover) pode fazer uma primeira sessão de treinamento/demonstração.
3. A solução fica disponível na nuvem ou é on-premise?
Ela funciona em qualquer tipo de nuvem E on-premises (Windows / iOS / Linux)
4. Qual o tempo estimado para que os investimentos comecem a mostrar um retorno?
Como você pode ter visto no exemplo do OEM no México, os resultados podem começar a aparecer em uma questão de dias. Em alguns casos até mais cedo, como em indústrias de gás e óleo. Para algumas indústrias, entretanto, pode demorar um pouco, mas o normal é que o resultado comece a aparecer bem cedo!
5. Bom dia, excelete apresentação. Atualmente, com os técnicos de manutenção auxiliando remotamente, nós precisamos da AR como um auxílio remoto. Minha pergunta é: a Discover tem algum desenvolvimento com óculos inteligentes (smart glasses)? Sem o uso das mãos (hands-free).
A solução é desenvolvida em C++. Então, nós podemos trazê-la para qualquer sistema operacional e ela também é flexível à diferentes hardwares. O problema em usá-la sem as mãos (hands-free) é que o hardware ainda não é bom o bastante. Smart glasses são muito lentos, têm uma câmera ruim e uma CPU também muito lenta. Hololenses funcionariam pelo lado técnico, mas é muito caro para os nossos clientes, a vida útil da bateria é muito curta e o campo de visão é muito lento e pequeno. Assim que houver um hardware viável, tanto para a performance, quanto para o bolso dos nossos clientes, nós apoiaremos a ideia. O bom é que podemos fazer a implementação agora e usá-la em um smartphone ou tablet para, mais tarde, quando houverem bons smart glasses no mercado, fazermos a transição. Já que muitos dos processos são feitos através de plugins que funcionam em todas as plataformas, a adaptação de um dispositivo para o outro será fácil e rápida.
6. É possível gravar a rota e salvar a gravação como um vídeo?
Isso é algo que a nossa parceira (Discover) pode implementar. No geral, qualquer aplicativo de gravação de tela deve funcionar.
7. Há outros cases de uso da solução? Ela poderia ser usada em centros de distribuição ou armazéns para facilitar a localização de produtos, reduzindo ambos os tempos de procura e coleta, e tornando todo o processo mais eficiente?
Nós temos muitos cases, como você pode ver na imagem abaixo:
Infelizmente, não Podemos mostrar vídeos, mas nosso cliente de OEM começou com um case e, agora, já usa cinco, como: monitoramento ao vivo, adaptação de colaboradores, buscas e coletas em armazéns.
8. Quanto tempo demora para a solução ser implementada em uma empresa/indústria?
No Mexico, nos tomou 10 dias úteis para preparar a solução na fábrica e criar a rotina de manutenção. O tempo depende de quão grande é o espaço (indoor e outdoor), se você já possui uma solução de manutenção ou se tem um desenvolvimento especial.
9. Qual é a integração entre CLP e base de dados para que as informações sejam dispostas na AR em tempo real?
No geral, os processos rodam em um aplicativo próprio, mas tudo na tela em si roda por meio de plugins no JavaScript. Então, você consegue se conectar facilmente com qualquer webservice para disponibilizar dados ao vivo, via wi-fi ou 4G.
10. Nós precisamos de um dispositivo de alta qualidade para roda o aplicativo?
O dispositivo deve ser compatível com ARCore.