Nos últimos dias, vários perfis de empresas e usuários estão compartilhando insights das lives realizadas por Silvio Meira e Divesh Makan. Pra quem ainda não conhece, Silvio Meira é um cientista, professor e empreendedor brasileiro com atuação na área de engenharia de software e inovação. Atualmente é professor associado da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV e professor emérito do Centro de Informática da UFPE. Divesh Makan é nada menos que o fundador da ICONIQ, empresa de investimentos de capital fechado da Califórnia (EUA) que atende a algumas das famílias e organizações mais influentes do mundo, incluindo o bilionário Mark Zuckerberg, do Facebook.
Com o cenário atual da pandemia que estamos vivenciando, muitas empresas estão revisando o seu modelo de negócios e adaptando seu layout, tornando-o mais digital, seguro e acessível. Muitas mudanças estão acontecendo e fazendo com que muitas empresas repensem a forma como é apresentada ao mercado. Tão importante quanto isso, é como elas se preocupam em continuar atendendo o seu consumidor com a mesma qualidade e eficiência de antes, oferecendo bem-estar ao mesmo e às suas famílias.
Sendo assim, dividimos com vocês os insights que estão sendo compartilhados por milhares de usuários.
Insights das lives do Silvio Meira e Divesh Makan
1) Empresas terão que abandonar a “gambiarra digital”. Ou é digital mesmo ou não é. Plataformas digitais competentes, mesmo que sejam pequenas, terão mais chances de sobreviver às crises.
2) O comércio online deixa de ser uma opção secundária de compras. As lojas físicas serão redesenhadas como espaços de experimentação da marca, mas as vendas migrarão mais rápido para o online do que se imaginava antes.
3) 95% das lojas Starbucks foram reabertas na China, mas o movimento na loja é de 60% do que era. As pessoas não consomem mais na loja, compram e vão embora. A Starbucks precisa rever o modelo reduzindo espaço de convivência.
4) Os maiores varejistas americanos já demitiram mais de 1 milhão de pessoas e devem reempregar somente 85 % deles no fim da crise. A explicação é que o comércio tradicional vai encolher.
5) O negócio de seguradoras sofrerá profundas transformações.
6) A educação online está se provando no meio da crise. Vai haver uma revolução na forma como se aprende em todos os níveis.
7) Sai o estoque just in time e entra o just in case. As empresas aprenderam com a crise que precisam ter estoques maiores de segurança, principalmente quem tem cadeias longas de fornecimento.
8) Os EUA desenvolveram uma cadeia de supply com a China nas últimas décadas, fazendo com que os americanos percam capacidade tecnológica de fabricar no país. Isso vai mudar por questões de segurança. O globalismo sofrerá um duro revés, substituído pelo protecionismo.
9) Não existe setor da economia ou tamanho de negócio que possa dizer “eu não tenho necessidade de investir no digital”. Quem pensar assim, terá dificuldades em se posicionar no futuro.
10) Os hábitos de viagem mudarão radicalmente. Redução absurda nas viagens de negócios substituídas pelas video calls. As viagens de lazer serão realizadas em maior escala para o interior, junto à natureza e/ou em lugares com baixa concentração de pessoas.
11) Existem 1.700.000 vírus detectados em animais, destes 1.700 são Coronavírus. Precisamos aprender com essa crise e preventivamente estarmos prontos para ter um surto por década.
12) O modo de viver, de se relacionar socialmente e de trabalhar vai mudar tanto que dividiremos a história em “Antes do Corona” e “Depois do Corona”.
13) Essa crise traz a oportunidade de uma grande revolução nos sistemas de educação e de saúde, usando o online para atender a população.
14) Direitos individuais versus saúde será um dos grandes debates no mundo a medida em que houver o rastreamento individual de cada pessoa; é uma das estratégias mais eficazes de controle de epidemias, mas pode ser usado pelos governos para controle populacional.
15) O consumidor foi “forçado” a migrar nesse momento para o comércio online. As empresas que conseguirem proporcionar uma experiência muito boa em todos os aspectos não perderão esse cliente para as lojas físicas ao fim da pandemia. Ao contrário, as empresas que se mostrarem despreparadas perdem espaço.
16) Assim como os remanescentes da antiga indústria americana tem dificuldades de se recolocar e acabam por sustentar posições políticas protecionistas (que culminou com a eleição do Trump), esse movimento vai se alastrar pelo mundo com o crescimento rápido da indústria digital.
Conclusão: quem hoje está ocupado já precisa começar a pensar na sua futura profissão, tem que se atualizar o tempo todo nas novas tecnologias. As empresas de educação e o MEC precisam se comunicar com o mercado incessantemente e entender as necessidades para fornecer os conteúdos demandados que não são mais aquilo que as universidades hoje entregam aos alunos. Retreinamento contínuo. Na sociedade do conhecimento não existe “ex-aluno”. Ou você está aprendendo o tempo todo ou você está fora dos perfis requisitados por muitas empresas.
17) Não podemos ver a crise como momento de cortar custos. É preciso pensar em investir em novas áreas e novas tecnologias. Muitas oportunidades surgirão para as empresas que agirem rápido. A vida será diferente e ninguém sabe exatamente como, mas será preciso estar aberto e preparado para adaptar com agilidade aos desafios que virão pela frente.
18) O setor agrícola brasileiro tem uma oportunidade de ouro, será preciso investir cada vez mais em TECNOLOGIA, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL e na QUALIFICAÇÃO dos seus profissionais e gestores.
Conclusão
Esses insights mostram o quão diferente se tornarão os cenários dos negócios no mundo. Empresas com modelos mais tradicionais, correm o risco de sofrerem grandes impactos nos negócios. Porém, com a grande oferta de soluções digitais disponibilizadas no mundo atualmente, isso poderá não ser visto como um problema tão grande, visto que essas soluções são oportunidades para repensar a forma como a empresa é vista e como seus produtos são disponibilizados no mercado para o consumidor.
E para você? Como será o resultado de toda essa mudança? Deixe sua opinião nos comentários.